sábado, 30 de janeiro de 2010

Visão Privilegiada. (or not?)


Tudo faz sentido
A festa já estava animada quando John e Sue chegaram. Sue encarou John e, praticamente sem mexer os lábios, disse:
— Vejas o casal junto da janela...
John virou a cabeça.
— Não olhes agora! — Ela reclamou. — Assim todo mundo nota!
Ela não conseguia entender por que ele tinha de virar a cabeça de modo tão ostensivo e ele não compreendia como ela podia ver praticamente sem olhar.
Neste capítulo, falaremos das pesquisas sobre diferença de percepção sensorial entre
homem e mulher e sua implicação no relacionamento.

A mulher é um radar
A mulher percebe claramente quando a outra pessoa está aborrecida ou magoada. O homem só desconfia que haja algo errado depois de lágrima, acesso de fúria ou tapa na cara. Isso acontece porque, como a maioria das fêmeas dos mamíferos, as mulheres possuem habilidade sensorial muito mais aguçada que os homens. Como perpetuadoras da espécie e guardiãs da cria, precisavam ser capazes de perceber mudanças sutis nas atitudes e no humor dos outros. O que comumente se chama de intuição feminina é, na verdade, a apurada capacidade que a mulher tem de notar detalhes e alterações mínimas na aparência e no comportamento doutras pessoas. Isso, historicamente, tem deixado os homens confusos. É que eles são apanhados. Sempre.

Minha mulher consegue enxergar um fio de cabelo louro em meu casaco a cinqüenta metros de distância, mas sempre esbarra na porta da garagem quando guarda o carro.


Pra garantir a sobrevivência da família às guardiãs da cria precisavam estar alertas a
pequenas mudanças no comportamento de sua prole, que poderiam indicar dor, fome.
doença, agressividade ou tristeza. Os homens, cumprindo sua função de caçador de
comida, nunca ficavam perto tempo suficiente pra aprender a interpretar os sinais nãoverbais ou as formas de comunicação interpessoal. O professor Ruben Gur, neuropsicólogo da universidade da Pensilvânia, usou tomografia pra mostrar que quando o cérebro dum homem está em repouso sua atividade elétrica é interrompida em, pelo menos, 70%. O estudo de cérebros femininos mostrou 90% de atividade durante o mesmo estado, confirmando que as mulheres estão constantemente recebendo e analisando informação que chega do ambiente que as cerca. A mulher conhece esperança, amigo, sonho, romance e medo secreto de seus filhos. Sabe em que pensam, como se sentem e, geralmente, que travessuras estão planejando. O homem mal percebe aquela gente miúda que mora na mesma casa que ele.

Os olhos falam
O olho é uma extensão do cérebro situada do lado de fora do crânio. A retina e a
parte de trás do globo ocular contêm cerca de 130 milhões de células em forma de bastão chamadas foto-receptoras pra processar o branco e o preto, enquanto outros sete milhões de células em forma de cone processam as cores. O cromossomo X é o responsável por essas células. Como possui dois cromossomos X, a mulher tem maior variedade de cone que o homem e isso se reflete na maneira detalhada como descreve as cores. O homem nomeia as cores com palavras simples, corno vermelho, azul e verde. A mulher fala de cinza-grafite, verde-água, azulturquesa, cor de malva e verde-maçã.

Olhos atrás da cabeça?

Bem, não exatamente, mas quase. A mulher não só tem maior variedade de cone na retina corno possui uma visão periférica mais abrangente que a do homem. Como guardiã da cria, tem o cérebro pronto pra perceber um campo visual de, pelo menos, 45º de cada lado da cabeça e acima e abaixo do nariz. Muitas mulheres têm boa visão periférica de quase 180º. Os olhos do homem são maiores que os da mulher e o cérebro masculino é configurado pra visão a longa distância, do tipo túnel, que o faz enxergar claramente em frente até muito longe, como se usasse binóculo.
Como caçador, o homem precisava ser capaz de identificar e perseguir alvos distantes. Desenvolveu, então, um tipo de visão em que parece usar antolhos, pra não se desviar do foco. A mulher precisava dum raio de visão que lhe permitisse perceber algum predador se aproximando. É por isso que o homem moderno consegue facilmente encontrar o caminho dum bar muito afastado mas não é capaz de achar qualquer coisa na geladeira, no armário ou na gaveta.

Mulheres têm uma visão periférica mais ampla, homens têm visão tipo túnel
Em 1997 4.132 crianças foram atropeladas em estrada na Inglaterra, sendo que entre os feridos havia 2.460 meninos e 1.492 meninas. Na Austrália, o número de meninos
acidentados passou do dobro das meninas. Isso acontece porque os garotos, além de mais imprudentes, têm uma visão periférica menos desenvolvida.
Por isso são pegos...
O campo visual mais amplo é a causa da mulher raramente ser surpreendida observando um homem.Ao contrário, é difícil encontrar um homem que nunca tenha sido acusado de devorar com os olhos o sexo oposto. Pesquisas na área sexual realizadas em vários países concluem que as mulheres observam os corpos masculinos tanto quanto os homens observam os delas. Talvez até mais. No entanto, com sua visão periférica superior, raramente são apanhadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]La mejor web sobre ganar dinero[/b]
Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]