sábado, 30 de janeiro de 2010

Ciúmes?

Bom, estava pensando essa manhã em um assunto polemico nos relacionamentos, seja eles entre amigos, casais de namorados, conhecidos, familiares... O ciúme, sim revolvi postar algo a respeito porque sei que todo mundo ja passou por uma situação de ciúmes, quem ainda não passou sertamente passará. Fiz algumas pesquisas e particularmente cheguei a conclusão de que pessoas que teem crises excessivas de ciúmes: ou amam de mais, ou são inseguras de mais, ou simplismente má resolvidadas. Ai apaixonados

De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade." Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito passivo do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - pivô do ciúme.

O ciume pode ser categorizado como um detector de ameaças:


Ele pode indicar que há algo de errado na relação, e quem for inteligente saberá usá-lo para melhorar o que não esta indo bem.
O ciume deixa a pessoa tão alerta no relacionamento que qualquer minimo sinal ja se torna algo como "uma provavel traição"
Inevitável - Não adianta negar: todos os apaixonados são ciumentos. Faz parte do amor ter medo de perder quem se ama.
Excessivo - Anda fuçando o computador dele (ou dela), celular,Perseguição mesmo?
Egoista - Segundo especialistas o foco do ciúme normal é o parceiro, que se teme perder. O foco do ciúme patológico é o próprio ciumento.

Cinco tipos de ciúme



1 - Ciúme do tipo gótico - É o ciúme depressivo, associado à baixa auto-estima. Geralmente, este tipo de ciumento não toma grandes medidas para resolver a situação, sofre sozinho e acha que mais dia menos dia vai mesmo ser traído. Se continuar assim, não é de estranhar que isso aconteça...

2 - Ciúme Hamlet - É o ciúme obsessivo. São os ciumentos detetives que reviram computador, perfis online , celular e gavetas etc... procura de provas. Há poucas relações que resistam a isto , porque este tipo de ciumento acaba mesmo por empurrar a outra pessoa para fora da relação. É uma espécie de auto-profecia.

3 - Ciúme Otelo - É o ciúme paranóico: acha sempre que alguem sempre esta prestes a dar uma apunhalada nas suas costas, e cobra todos os momentos a relação.
4 - Ciúme Vidro - É o ciúme hipersensível: qualquer levantar de sobrancelha é motivo de choro ou histeria, qualquer palavrinha mal escolhida o põe em estado catatônico, qualquer olhar na direcção oposta é traição, mas sofre em silêncio porque nem pensar nisso é bom.

5 - Ciúme Ansioso - Não nasce de qualquer tipo de desconfiaça, mas da própria ansiedade do ciumento. É uma relação vivida em stresse, que deixa a pessoa em constante estado de alerta.

O lado positivo: protege o amor


Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele lembra ao casal que um não deve considerar o outro como definitivamente conquistado. Pode encorajar casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado.

Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas e manejáveis, ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.
 
 
E você com qual dos tipos de ciumes se caracterizou? Quer descobrir faça o teste, poste seu resultado (y Eu fiz, saca só o resultado oun *-*
Zelosa
Você é uma pessoa meiga, que cuida da relação, tem confiança em si e no parceiro. Mas é preciso ficar atenta apenas para que o excesso de confiança não se torne um descuido no relacionamento.
 
Faça o teste agora <----
 
fontes: ocioso, wikipédia, exoticlic.com.
 
 
 

Nenhum comentário: